terça-feira, 20 de maio de 2008

rélatorio sobre a visita de estudo realizada pela turma do 10ºH

Introdução

No passado dia 18 e 19 de Fevereiro os alunos do 10ºH do curso tecnológico de desporto da escola Jaime Magalhães Lima foram realizar um intercâmbio com uma turma de tecnológico de desporto de Paço D´Arcos (Lisboa) da escola secundária Luís de Freitas Branco no âmbito das disciplinas de O.D.D e P.D.R.
Com este intercâmbio o objectivo pretendido era entre alunos e professores trocar-mos algumas ideias subjacentes, relativamente por exemplo ao funcionamento do curso, métodos de trabalho e ver-mos também como funciona as aulas noutra escola.
Também nesta visita ainda visitamos a piscina olímpica no Jamor (única piscina olímpica de 50m coberta) e também visitar-mos a pista de remo.



Análise descritiva
Dia 18


A saída de Aveiro em direcção a Paço D´Arcos tinha destino marcado para ás 8:30 m em frente ao portão da escola secundaria Jaime Magalhães Lima e tinha como chegada ao destino por volta do 12h, já com uma paragem numa estação de serviço (Leiria).
Por volta do 12:20m chegamos ao destino. Fomos recebidos por um professor coordenador que nos indicou o que era para fazer de seguida. Indicou-nos qual era a sala onde estava a dar aula de P.D.R e assistimos a essa mesma aula. Em seguida ao toque para fora acaba a aula, dirigimo-nos todos ao refeitório para ir almoçar. Depois de algum tempo de descanso em seguida ao comer dirigimo-nos novamente para a mesma sala mas desta vez para irmos participar num debate com as turmas de 10º e 11º ano de Lisboa e a turma de 10º ano de Aveiro. Quando havia finalizado o debate o professor coordenador realizou uma visita guiada a escola focando principalmente nas zonas desportivas tais como o pavilhão, ginásio, e os campos exteriores. Depois desta apresentação rápida a escola o professor coordenador indicou-nos o nosso sítio onde iríamos passar a noite, depois de acomodar-nos com os sacos coloca-mos o equipamento desportivo e fomos praticar varias modalidades entre as quais badmington, voleibol, mini ténis e futebol estas actividades todas dentro do pavilhão desportivo. Quando havia finalizado estas actividades fomos tomar um banho porque iríamos jantar fora da escola e também conhecer um pouco mais sobre o sítio onde estávamos. Chegamos ao restaurante por volta das 20:30m e aguardávamos que chegassem três alunos da turma de 11º ano de Paço D´Arcos para começar a comer.



Quando eles chegaram comemos e logo em seguida ao comer fomos dar uma volta a praia que era ali perto. Permanece-mos na praia por mais ou menos 30m e depois dirigimo-nos a escola para ir dormir por volta da 00:30m.









Análise descritiva
Dia 19


De manhã bem cedo, foi feita a alvorada por volta das 7:15m, logo em seguida a alvorada toma-mos uma refeição ligeira e dirigimo-nos para os campos exteriores para ter uma aula de educação física em conjunto com a turma do 10º e 11º ano de Paço D´Arcos. O tema desta aula iria ser corfbol uma modalidade que alguns da turma de Aveiro nunca tinham experimentado, logo de seguida a esta aula abordamos o Hóquei de Sala uma modalidade não muito falada no dia-a-dia onde tivemos uma ligeira formação de princípios básicos da modalidade. Logo após a abordagem do hóquei de sala praticámos várias modalidades incluindo o futebol, voleibol e badmington onde estas modalidades estavam a ser controladas pela turma de 11º ano de Paço D´Arcos e observados ao mesmo tempo pela turma de 10º ano também desta.
Depois da actividade física foi organizado outro debate entre as três turmas onde o tema a debater foi “Técnicos de desporto e Internet”. Depois deste debate dirigimo-nos ao refeitório para almoçar, durante a pausa do almoço aproveita-mos para dar uma última volta pela escola porque estávamos de partida. Depois de arrancar da escola em direcçaõ a Aveiro ainda fomos visitar a pista de remo do Jamor onde estava prevista uma observação de canoagem que esta foi suspensa devido ao mau tempo que se fazia sentir. Mesmo assim podemos observar todos os tipos de barcos que eram utilizados naquela pista tais como por exemplo o Kaiaque, e também tivemos uma ligeira abordagem de tudo no aspecto geral do que é a canoagem, entre também algumas características daquela pista de remo.
Para finalizar fomos visitar a piscina do Jamor, que é a única piscina olímpica coberta de 50m, onde também dava para observar o tanque de saltos.
Logo se seguida da visita a piscina realizamos a viagem com destino Aveiro por volta das 17h com uma paragem na estação de serviço de (Leiria).
Chegamos a Aveiro por volta das 20h correndo tudo bem.









Objecto de estudo




Piscina Olímpica



A piscina olímpica do Jamor a única piscina olímpica de 50m coberta em Portugal. Esta infra-estrutura construída para poder suportar com esta piscina também tem um tanque mais pequeno que serve de tanque de saltos, esse tanque tem o chão amovível ou seja o chão sobe e desce consoante for necessário.


Objecto de estudo





Pista de remo

A pista de remo do Jamor é constituída por uma zona de velocidade, com 200m, uma de resistência com 1600m, e um campo de kayaque-polo, que é um desporto semelhante ao pólo aquático mas com a utilização de kayaques. Esta pista é utilizada por equipas de canoagem e também pela escola secundária Luís de Freitas Branco.

Avaliação crítica

Neste intercâmbio que realizamos com a escola Luís de Freitas Branco foi um projecto aliciante devido ao facto de ser uma nova experiência, e esta experiência trouxe novos factores de aprendizagem nos seguintes modos: ficamos a conhecer outra escola, como eles trabalham que é muito diferente do nosso modo, ficamos a conhece novos colegas que ao princípio a primeira reacção foi de confusão porque é um modo de vida também diferente do nosso e também em troca de impressões entre ambos. No que toca ao comportamento nota-se que são uma turma mais “rebelde” devido ao facto de por muitas vezes faltarem com respeito ao professor responsável e de serem rudes entre companheiros, no que toca ao nosso comportamento penso que foi estável não ouve grandes coisas a apontar.
A escola de Paço D´Arcos apresenta um equipamento desportivo muito bom tendo mais recursos em material
tal como uma sala de musculação, e um bom pavilhão
só para a pratica de ginástica, também apresenta um pavilhão em muitas boas condições para se poder praticar desporto ao melhor nível. Mas ao nível de escola em si achei que estava um pouco degradada, em más condições sobretudo na parte do refeitório, salas de aula e bar sendo que por vezes me sentia um pouco desconfortável estando naquele ambiente.
Ao nível das actividades praticadas gostei sobretudo do hóquei em sala foi uma coisa nova para mim, mas penso que as tarefas que realizamos ao longo dos dois que estivemos lá foram mal organizadas com muita falta de cooperação dos alunos envolvidos directamente. A visita a piscina e à pista de remo foram muito interessantes no meu ponto de vista isto porque nunca tinha visto uma piscina com aquela dimensão nem nunca tinha visto uma pista de remo.
Todavia foi bom este intercâmbio.

Conclusão

Este intercâmbio foi uma boa experiência nos factores de aprender novos métodos de trabalho, na prática desportiva na troca e assimilação de ideias que tínhamos sobre o funcionamento do curso.
Podemos observar a piscina olímpica coberta e a pista de remo.
Mais concluo que todo o projecto em sí que podemos
observar vai trazer-nos mais e melhor desempenho quando eles realizarem a visita a nossa escola isto porque já estamos dentro do assunto e podermos por em pratica o projecto sem nenhum erro do principio ao fim.

Nenhum comentário: