terça-feira, 20 de maio de 2008

Trabalho sobre o clube " Associação desportiva de Taboeira"

  • Introdução:

    Com a realização deste trabalho tenho o objectivo de encontrar formas de tudo o que proporciona o funcionamento e desenvolvimento do clube
    “ Associação Desportiva de Taboeira”.

    Este trabalho no âmbito da disciplina de Práticas Desportivas Recreativas “ P.D.R” propõe-se analisar várias estruturas entre as quais a que considero mais importantes: financeira, desportiva, directiva, social, associativas etc.

    Espero que este trabalho seja esclarecedor na forma como a “Associação Desportiva de Taboeira” consegue sobreviver
    Há mais de 50 anos e sempre teve um visionamento em formar jovens na prática de futebol.
  • Sócios

    Neste gráfico é possível observar que a maioria dos clubes (54%) fez a sua legalização no período antes do 25 de Abril de 1974, numa fase muita inibidora do associativismo, provocada pelo lançamento das bases económicas, sociais e políticas.
    No que se refere ao número de sócios, os clubes distribuem-se da seguinte forma:



  • Objectivos:

    Com este trabalho temos como objectivo tentar explicar todo o percurso do clube (Associação Desportiva Taboeira) onde a única modalidade representada por este clube é o Futebol masculino e feminino, isto desde a sua fundação até aos dias que correm.
    Entre isto vamos dar mais destaque a assuntos tais como: os órgãos sociais, os dirigentes Desportivos, e todas as suas instalações e modificações aos longos dos anos

    Material e Métodos:

    1 – Descrição
    O trabalho incide sobre um estudo directamente ligado a Associação Desportiva de Taboeira um clube pequeno sem grandes posses financeiras, que se situa nas periferias da cidade de Aveiro, onde o seu principal objectivo é na aposta de camadas jovens ou seja na formação de jovens atletas.

    2 – Identificação
    O material usado até este momento foi o questionário onde foi preenchido de acordo com as respostas do dirigente responsável no clube em questão e também durante o preenchimento do questionário foram colocadas novas questões de interesse pessoal.
    Este trabalho foi realizado de acordo com a informação disponível na Internet em sites relacionados com desporto e também com forme as indicações que o professor foi dando e irá dar.
    3 - Procedimentos estatísticos:
    Para a melhor análise de resultados apresentados utilizamos gráficos, tabelas, médias e percentagens assim facilitando na compreensão destes.



    Breve Historia

    E assim tudo começou....

    Esta associação começou com a carolice de várias pessoas que pelo seu gosto pelo desporto, começaram a formar uma equipa local de jogadores amadores para se divertirem e passarem o tempo livre a fazer o que mais gostavam, jogar à bola!

    O local de jogo era no antigo campo de pasto localizado perto do rio Vouga, na chamada "Quinta da Condessa" de Taboeira, onde durante os fins-de-semana se realizavam torneios e as chamadas "patuscadas" para aqueles que gostavam de passar um fim-de-semana diferente.

    Com o passar dos tempos os jovens da localidade de Taboeira, alguns deles filhos de jogadores amadores, gostavam também de dar os seus pontapés na "redondinha".

    A formação da AD Taboeira – Associação Desportiva de Taboeira como entidade desportiva e amadora começou a ser projectada por alguns responsáveis de Taboeira.

    Com a participação em campeonatos distritais nas camadas juvenis, foi preciso muita força de vontade e carisma por parte de alguns dos primeiros fundadores da AD Taboeira para levar de vencida as dificuldades dos primeiros tempos.

    Depois da construção de um Campo apropriado e instalações para os atletas então a AD Taboeira foi crescendo gradualmente passo a passo e com os apoios da Junta de Freguesia de Esgueira, Câmara Municipal de Aveiro, algumas empresas, instituições e pessoas individuais, foi caminhando para atingir hoje o nível onde se encontra.

    Estar desde 1974 ao serviço do Desporto, Cultura e ter contribuído para o desenvolvimento de jovens atletas de vários escalões etários, a AD Taboeira encontra-se numa posição de que se pode orgulhar dentro do Distrito de Aveiro.

    Sendo actualmente uma Instituição de Utilidade Pública e Escola de Formação de jovens atletas, a AD Taboeira tem à sua responsabilidade mais de 300 atletas desde os 7 aos 19 anos e uma Escola sem competição com cerca de 60 miúdos.

    Em 2005 a Escola de Futebol filiou-se na Associação de Futebol de Aveiro passando a denominar-se Mini Foot Clube.

    Este número só tem impacto quando se salienta que existe somente dois Campos de Jogos e um polidesportivo e que a associação conta com o apoio de alguns dos pais de jogadores para a realização de treinos semanais e Jogos.

    Os feitos das equipas têm sido de certa forma responsável pelo sucesso da AD Taboeira que conta no seu portofólio com várias equipas Campeãs Distritais e a subida histórica ao Nacional da equipa de Iniciados na época 2000/2001 e a sua respectiva manutenção.
    Fica aqui então alguns traços gerais dos feitos desta Associação que muito tem contribuído para o desenvolvimento tanto a nível amador como académico de jovens atletas e alguns a participarem pela 1ª vez na Super Liga.
    Fundação e Constituição Legal

    A AD Taboeira – Associação Desportiva de Taboeira fundada em 27 de Julho de 1974, registado a 14 de Novembro de 1980 no Cartório Notarial de Aveiro e publicado no Diário da República nº 285 – 3ª Série

    Estatuto de Utilidade Pública

    Decreto-lei nº460/77 de 7 de Novembro, publicado no Diário da República nº217 – 2ª Série de 19 de Setembro de 1995

    Medalha de Mérito Desportivo

    Atribuída em Sessão Solene na Câmara Municipal de Aveiro no dia 12 de Maio de 2005 pelos serviços prestados à cidade de Aveiro em prol do desporto

    Enquadramento em Organizações Culturais e Desportivas

    AFA – Associação de Futebol de AveiroIPJ – Instituto Português da JuventudeFAJDA – Federação das Associações Juvenis do Distrito de AveiroFNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis Locais

    CAMPEONATOS PARTICIPADOS ÉPOCA 2006/2007

    1ª Divisão do Campeonato Distrital Juniores
    2ª Divisão do Campeonato Distrital de Juvenis – 2 equipas
    2ª Divisão do Campeonato Distrital de Iniciados
    Campeonato Nacional de Iniciados – Série C
    Campeonato Distrital de Infantis A – 2 equipas
    Campeonato Distrital de Infantis B
    Campeonato Distrital de Escolas A
    Campeonato Distrital de Escolas B – 2 equipas
    Campeonato Distrital de Escolas B – Mini Foot Clube



    PALMARÉS

    COMPETIÇÕES NACIONAIS


    Campeã Distrital de Escolas – 1991
    Campeã Distrital de Juniores / 2ª Divisão – 1992
    Campeã Prova Extra de Infantis – 1993
    Campeã Distrital de Infantis – 1994
    Campeã Distrital de Infantis – 1996
    Campeã Distrital de Juniores / 2ª Divisão – 1999
    Campeã Distrital de Iniciados – 2000
    (Subida ao Campeonato Nacional)
    Campeã Distrital de Juvenis / 2ª Divisão – 2007
    Campeã Distrital de Escolas “B” – 2007


    INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

    1 Campo de futebol de 11 pelado (vai passar a sintético)
    1 Campo de futebol de 7
    2 Espaços para treino sem medidas especificas
    1 Polidesportivo
    Sede Social

    VIATURAS

    1 Autocarro de 36 lugares
    1 Autocarro de 20 lugares
    3 Carrinhas de 9 lugares


    Discussão de Resultados:

    Referente ao clube em questão (ADT) é constituída na Assembleia-geral por um Presidente em Secretario e dois Vogais. Na direcção é constituída por o Presidente dois Vice-presidentes um secretario e um vogal e no conselho Fiscal por um Presidente um relator e dois vogais.
    Tanto o presidente da Direcção como o do Conselho Fiscal têm um passado relacionado com desporto tendo praticado futebol embora o presidente da assembleia-geral não tenha praticado futebol tem um passado ligado ao futebol e a este clube.
    Relativamente aos sócios este clube apresenta um nº considerável devido ao facto de não ser um clube com grandes posses.
    A associação desportiva de Taboeira neste momento tem mais ou menos 160 atletas dos 6 aos 18 anos a praticar futebol onde a formação de jovens atletas é o principal objectivo mas também a ADT para formar jovens atletas tem que ter bons treinadores, dirigentes massagistas etc por isso da destaque a treinadores com bons currículos e jovens treinadores que vão entrar no mundo do futebol como treinadores.

Nenhum comentário: